PALESTRAS REALIZADAS

DE SANTOS DUMONT AO SÉCULO XXI: O BRASIL PERDEU A CAPACIDADE DE INOVAR E GERAR RIQUEZA?

Alguns fatos atuais despertam dúvidas quanto à atual capacidade inovadora nacional. Visando elucidar, discorre-se sobre o processo de industrialização brasileira; a estrutura e as políticas públicas do setor produtivo e agentes de fomento. Segue-se analise de dois estudos e pesquisas que iluminam o tema. Primeiro o projeto liderado pela CNI, de 2005 a 2010, visando diagnosticar as razões da contínua perda de produtividade da indústria brasileira, nos últimos anos; outra fonte visitada o Índice de Competitividade Global, apurado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial desde 1979, com a participação de pessoas e organizações de os países que são objeto de avaliação. Conclui-se com sugestões para a reversão do quadro de retração do esforço tecnológico e inovador das empresas brasileiras, e para implementação de “Políticas de Estado” capazes de reverter à realidade atual, pois crescente produtividade dos empreendimentos é ingrediente determinante da prosperidade das nações. Ou seja, inovar e incorporar aos produtos no mercado é requisito essencial ao desenvolvimento sustentável do Brasil. Apresentado no CiCiC2012 - Segunda Conferência Iberoamericana de Complejidade, Informática y Cibernética,organizada por International Institute of Informatics and Systemics 25 a 28 de março de 2012 – Orlando, Florida, EE.UU De Santos...

 

TESTEMUNHO DE UMA VIDA ENTREMEADA COM A POLÍTICA NACIONAL DE INFORMÁTICA DE 1970 A 1990. 

Quatro vivências ocorridas no período abordam, em particular, vivências de poucos protagonistas. Fatos onde outros também vivenciaram não são relatados, exceto quando existe relevante visão pessoal. SHIALC 2010 - Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe, Assunção-Paraguai. Outubro de 2010Testemunho...


O PAPEL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA E DA AGRONOMIA NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO.
Por serem os profissionais de Sistema ainda o maior contingente na geração de inovação, discorre-se sobre os aspectos econômicos e tecnológicos desta atividade, a posição brasileira no contexto mundial e a responsabilidade dos profissionais no esforço a ser empreendido para gerar mais riqueza, renda e postos de trabalho de forma sustentável. Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação da Engenharia, da Arquitetura e Agronomia. CREA-DF. 2010

 

O SISTEMA CONFEA/CREA E O NOVO PARADIGMA CIVILIZATÓRIO Relato conciso do desenvolvimento brasileiro, a partir da década de 1930, nos aspectos que envolvem atividades de profissionais do Sistema e as periódicas alterações da legislação do CONFEA. A conclusão é que a atual moldura legal do Sistema não reflete fielmente o estágio de desenvolvimento tecnológico e o da sociedade brasileira e suas interconexões internacionais.

Ao final, são apresentadas sugestões que completem as adequações aos avanços tecnológicos e sociais ainda em curso que não se refletiram integralmente no arcabouço jurídico do sistema, em particular na Resolução 1.010 do CONFEA, emitida em 2005, as quais devem ser objeto de discussão. 7º Congresso Nacional dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, 2010

 

SUSTENTABILIDADE: INCLUSÃO DE TODOS OS POVOS Proposta de plano para inclusão no novo paradigma sustentabilidade e digital. I Encontro de Profissionais de Engenharia Ambiental, Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental ASPEA/DF, setembro 2009.

 


O NOVO PARADIGMA CIVILIZATÓRIO: O PAPEL DA ENGENHARIA, 3º Congresso Mundial de Engenheiros (WEC
– 2008), discorrendo sobre a crise atual e propondo a construção colaborativa de agendas contendo ações e modelos a implantar visando ao desenvolvimento sustentável e a inclusão digital articulados, bem como de metodologia que reduza gradualmente as assimetrias mundiais. Brasília-DF. Novo Paradigma...

 

A SAGA HUMANA - DA GRÉCIA à SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, TEMOS EVOLUÍDO?
Releitura analítica da formulação dos principais conceitos filosóficos e científicos e seu espraiamento para as atividades humanas. A cada quebra de paradigma, comparam-se as mais relevantes diferenças entre ganhos e perdas. Luzes serão lançadas sobre a atual crise decorrente da emergência do novo paradigma. Livraria Cultura de Brasília. 2008

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONCEITOS, PRESSUPOSTOS E CONJUNTURA ATUAL (UPIS Faculdades Integradas – 2009), origem, evolução da abordagem e conceitos, pressupostos básicos e conjuntura.

 

 MODELO DE GESTÃO DOS PROJETOS DO PASTE - PLANO DE MODERNIZAÇÃO DA ECT. Programa do governo FHC. Encontro Internacional da Sun Microsystems, Inc. Cancum, México.

GESTÃO HOLÍSTICA DE PROJETOS. 1º Fórum Ibero americano. Promovido pelo Project Management Institute, apresentando moderna abordagem de gestão de programas, com inúmeros projetos independentes e interdependentes. México. Junho, 2001.

 

GESTÃO DE MÚLTIPLOS PROJETOS II Encontro de Gestão de Projetos de Brasília - Project Management Institute. Dezembro 2000. Brasília-DF

GERAÇÃO DE RENDA E DE POSTOS DE TRABALHO POR AGREGAÇÃO DE VALOR: ALGUMAS REFLEXÕES. Seminário Inovação e Internacionalização. FINEP. São Paulo.

GESTÃO DA TECNOLOGIA COMO PARTE DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DAS EMPRESAS. IESB, Brasília.

MUDANÇA PARA O PARADIGMA DA INFORMAÇÃO E OS IMPACTOS SÓCIO-POLÍTICOS. Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva.

A SAGA HUMANA - DA GRÉCIA à SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. TEMOS EVOLUÍDO? Livraria Cultura. Brasília.

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Turismo da Universidade de Brasília.

GESTÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO. Escola Nacional de Administração Pública-ENAP.

AS EMPRESAS E O ESTADO NO SÉCULO XXI. ECT e UnB.

MUDANÇA DE PARADIGMA E O CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO. Espaço Cultural da Câmara dos Deputados Federais. Brasília.

A ENGENHARIA E A ARQUITETURA NO SÉCULO XXI. 34º Aniversário do CREA-DF. Brasília.

A MUDANÇA DE PARADIGMA E SUAS CONSEQÜÊNCIAS. UnB, FGV/DF e Funcipaz.

SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO AEROPORTUÁRIA (SITIA). 1º Congresso BRISA de Gerenciamento de Redes de Telecomunicações. São Paulo.

O ENGENHEIRO E A GLOBALIZAÇÃO. Congresso Nacional dos Sindicatos de Engenheiros. Fortaleza.

NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO: COOPERAÇÃO INTEGRADA, NO SÉCULO XXI. Congresso Nacional de Informática e Telecomunicações. Brasília.

UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. I Congresso dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do DF. Brasília.

A ABERTURA DO MERCADO, OS POSTOS DE TRABALHO DA ENGENHARIA E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. 55º aniversário da Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas, seção do DF. Brasília.

COSMOGÊNESE: NOVOS PARADIGMAS. Universidade de Brasília, maio de 1992.

POLÍTICA NACIONAL DE INFORMÁTICA: REFLEXÕES. XXI Congresso Nacional de Informática. Rio de Janeiro.

A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA E O PODER NACIONAL. Curso A da Escola Nacional de Informações, por cinco anos, como conferencista convidado.

INDEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA. I Seminário de Informática da Universidade de Brasília.

A IMPLANTAÇÃO DA INDÚSTRIA DE INFORMÁTICA VISTA POR UM CONSELHEIRO DA CAPRE. Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Universidade de Brasília.

A INFORMÁTICA E AS FORÇAS ARMADAS. 1º Seminário de Informática das Forças Armadas, realizado no EMFA. Brasília.

DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE COMPONENTES ELETRÔNICOS. Universidade de Brasília.

Místico-Filosóficas

A CRISE DO UMBRAL, Loja Brasília
AMORC.

QUEM SOMOS NÓS? WHAT THE BLEEP DO WE KNOW? (filme produzido m 2004) Workshop
em parceria com Moacir Rodrigues dos Santos, psicólogo. Loja Brasília-AMORC.

CAMINHADA MÍSTICA. Nove Jornadas de Busca Pessoal e de Valores por intermédio de reflexões. Em parceria com Aulus Plautus Barbosa de Souza, psicólogo. Loja Brasília-AMORC

O PAPEL DO MÍSTICO NO ALVORECER DO TERCEIRO MILÊNIO. I Convenção Inter-Regional Rosacruz - Brasília.

A JORNADA DO CONHECIMENTO E A BUSCA DE NOVAS MORADAS. Convenção Nacional Rosacruz. Curitiba.

O INCRÍVEL MUNDO QUÂNTICO. Palestra com debate no curso Introdução ao Pensamento Holístico. Fundação Universidade da Paz.

A HUMANIDADE E O BINÔMIO: ENERGIA-INFORMAÇÃO. IX Convenção Nacional Rosacruz. Curitiba.



 

 
  Site Map